4 de outubro de 2014

Morre aos 77 anos no Rio de Janeiro o ator e diretor Hugo Carvana

Morre neste sábado (4) aos 77 anos no Rio de Janeiro o ator e diretor Hugo Carvana. De acordo com o hospital em que Carvana estava internado desde o último domingo (28). em Botafogo, na Zona Sul, ele teve complicações causadas por um câncer no pulmão. Ainda não foi confirmada a causa da morte. 
O velório será neste domingo (5) a partir das 9h, no Parque Lage, no Jardim Botânico. O corpo será cremado na segunda-feira (6), em cerimônia fechada para a família no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária

O artista ficou marcado por ter dirigido filmes de grande sucesso, dentre eles "Vai Trabalhar, vagabundo" (1973), "Se segura, malandro" (1977), "Bar Esperança, o último que fecha" (1982), "O homem nu" (1996), "Não se preocupe, nada vai dar certo" (2009) e o recente "Casa da mãe Joana" (2007).

O ator e diretor atuou em mais de 50 filmes e diversas novelas entre 1975 e 2012, sendo a última "O Brado Retumbante", na Rede Globo.

O cineasta e ator, que despontou no cenário artístico com um quê de malandragem, nasceu a 4 de junho de 1937 e seu sobrenome, Carvana, parece pseudônimo. Mas não é. É filho da costureira Alice Carvana de Castro e do comandante da Marinha Mercante Clóvis Heloy de Hollanda. Ilustre suburbano de Lins de Vasconcellos, vive atualmente na Zona Sul, mas nunca renegou sua origem simples. Com forte personalidade, passou a infância na Zona Norte, entre os bairros Catumbi, Rio Comprido e Tijuca. O menino brincalhão cresceu ouvindo que era um palhaço e foi imprimindo seu estilo carioca de ser.