12 de agosto de 2014

Lote de Toddynho é tirado de circulação por suspeita de contaminação


Empresa admitiu ter identificado alteração no padrão de qualidade do lote, ressalvando que demais lotes estão apropriados.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde determinou que a fabricante do achocolatado Toddynho, a norte-americana Pepsico, retire do mercado um lote do produto sob suspeita de contaminação. Em nota distribuída à imprensa do estado, a empresa informou que já recolheu as embalagens de 200 ml e pediu que consumidores que tenham unidades em casa entrem em contato com o número 0800 703 2222 para pedir a substituição.

Após reclamação de dois consumidres, um de Viamão e um de Porto Alegre, que relataram à Vigilância Sanitária terem sentido alterações de sabor e odor e sensação de ardência na boca após ingestão do produto, foi ordenada a interdição do lote GRU L15 23:04 até 23:46 do produto, com validade de 29/11/2014. Algo semelhante já havia ocorrido antes: em 2011, um lote do mesmo produto provocou enjoos em 39 pessoas e sua comercialização foi suspensa temporariamente por estar contaminado com material de limpeza.

A empresa admitiu ter identificado alteração no padrão de qualidade do lote, capaz de causar desconforto estomacal, ressalvando que os demais lotes estão apropriados para o consumo. A Secretaria da Saúde encaminhou amostras a Laboratório Central do Estado para análise e apuração das causas do mal-estar sentido pelos consumidores. O resultado é esperado para a próxima semana.

Com informações do Estadão