17 de dezembro de 2014

Mais de 500 motoristas são multados por estacionar em vagas proibidas dentro Shopping e Supermercados

Muitos motoristas ainda insistem em estacionar em locais proibido, como locais reservados para idosos e portadores de deficiência física. Como isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) multou mais de 500 csrros nos estacionamentos dos principais shoppings e supermercados.

“Ainda é uma quantidade grande de carros que desobedecem e tiram os direitos dos idosos e deficientes”, declarou Rogério Leite, Diretor do Departamento de Fiscalização do STTU. O diretor ainda disse que muitos usam a justificativa de que estacionou por falta de vaga e que estava lá só por um curto período de tempo.

“Outros têm vergonha de falar que estacionaram por lá. A multa deveria ser mais cara para aqueles que cometem este delito”, declarou. O motorista que for pego parado nas vagas sinalizadas para idoso e deficiente vai pagar uma multa, além de perder quatro pontos na carteira de motorista.

Quem for estacionar nessas vagas, o carro precisa estar sinalizado e portar uma carteira comprovando o direito nesta vaga. Os deficientes e idosos que querem esse direito precisam procurar a sede da STTU, na Avenida Esplanada Silva Jardim, e fazer o seu cadastro. Quem for idoso precisa levar a identidade e um comprovante de residência. Caso seja deficiente, tem que ser levado além destes documentos e um atestado médico.

As atividades acontece devido uma demanda solicitada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 9ª Promotoria de Justiça de Natal, a partir da assinatura do Termo de Ajustamento de Contas (TAC).

O objetivo é garantir que as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência sejam usadas adequadamente por aqueles que tenham esse direito, ainda mais neste período de compras aquecidas. De acordo com Rogério, os estabelecimentos devem sinalizar as vagas consideradas especiais.

Apesar dos estacionamentos estarem situados em lugares privados, um estacionamento é local de uso coletivo, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).