14 de novembro de 2014

Operação Lava Jato: Ex-diretor da Petrobras é preso pelo PF


Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a sétima fase da Operação Lava Jato, que investiga esquema de lavagem de dinheiro. Foi preso o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, citado por outros envolvidos no esquema. Ao todo, a PF cumpre seis mandados de prisão preventiva, 21 prisões temporárias e nove conduções coercitivas.

Foi decretado o bloqueio de aproximadamente R$ 720milhões em bens pertencentes a 36 investigados. A operação ocorre no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco, além do Distrito Federal. Entre os mandados de busca, 11 estão sendo cumpridos em grandes empresas. 

Empresa de auditoria se recusa a assinar relatório trimestral da Petrobras Operação Lava-Jato tem pelo menos nove delatores, diz procurador-geral.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, formação de cartel, corrupção, fraude à Lei de Licitações e lavagem de dinheiro.

A primeira fase da Operação Lava Jato ocorreu em 17 de março deste ano, quando a PF desarticulou uma quadrilha comandada pelo doleiro Alberto Youssef e por Paulo Roberto Costa, com tentáculos no meio político, incluindo a participação de parlamentares. Entre os crimes investigados, estão lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.