28 de novembro de 2014

Morre aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)
O comediante Roberto Gómez Bolanõs, protagonista das séries Chaves, Chapolin e Chesperito, morreu nesta sexta-feira (28/11), de acordo com informações da emissora Televisa. Ao longo de sua carreira, Bolaños escreveu e adaptou 50 roteiros, além de ter atuado em 11 filmes. O ator tinha 85 anos, lutava contra diabetes e respirava com ajuda de aparelhos desde o dia 10/11.
"Admirado, reconhecido e amado por milhões de pessoas em todo o mundo", como descreve a Televisa, Bolanõs vivia na cidade de Cancún, no México, junto com sua esposa Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda, no seriado Chaves. O programa é exibido pela emissora SBT no Brasil desde 1984, quando estreou no programa do palhaço Bozo com o episódio "Caçando Lagartixas".
Nenhum dos atores que contracenaram com Bolaños comentou sua morte até o momento. Em maio desde ano, Édgar Vivar, conhecido como Senhor Barriga, da série Chaves, afirmou temer a morte do amigo. "Quando aparece uma notícia de que ele [o Chaves] está muito grave ou que morreu, todos os jornalistas me ligam para perguntar, meu coração bate forte", disse Vivar durante a apresentação do game Chaves Kart, em São Paulo, segundo o UOL."O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", declarou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, nesta sexta-feira
Sempre com o bom humor que o caracterizava, o ator dizia que seus problemas de saúde eram "um motor que funcionava sem óleo". Quando seus quadro clínico ficou mais grave, Bolaños trocou a agitada Cidade do México por Cancún, perto do mar, onde costumava frequentar lugares públicos e não fugir do contato com os fãs.