11 de setembro de 2014

O feriado do Dia da Consciência Negra foi aprovada pela Câmara Municipal

Depois de ter sido cancelado o ferido do dia 20 de novembro pelo prefeito Carlos Eduardo, data da morte de Zumbi dos Palmares. A lei que instituiu o feriado do Dia da Consciência Negra foi aprovada pela Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo e publicada no Diário Oficial do Município do dia 26 de agosto. Após a repercussão da lei, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomercio) se manifestaram preocupados em relação ao feriado já que o mesmo poderia "gerar prejuízos à atividade produtiva".

O prefeito Carlos Eduardo então recuou e enviou determinação para a Câmara Municipal tornar a lei sem efeito. Os vereadores presentes na sessão ordinária desta quarta-feira (10), no entanto, decidiram por unanimidade rejeitar a determinação e manter o feriado.

O plenário da Câmara Municipal rejeitou - por unanimidade - a determinação do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que tornava sem efeito o projeto de lei que criava o feriado municipal da Consciência Negra. A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10). O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, mesma data da morte do líder negro e revolucionário Zumbi dos Palmares.

G1