6 de setembro de 2014

Ex-diretor da Petrobras abriu o verbo e entregou todos envolvidos na lavagem de dinheiro


O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa abriu o verbo e entregou todos envolvidos na lavagem de dinheiro, entregou todos à Polícia Federal, 0s políticos que teriam recebido como propina parte do dinheiro de contratos da estatal com outras empresas. Além de parlamentares (deputados federais e senadores), Costa também teria mencionado governadores nos depoimentos.
Roberto Costa foi preso pela Polícia Federal durante investigações da Operação "Lava Jato", que revelou um esquema de lavagem de dinheiro evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Costa se encontra preso no Paraná, por causa das investigações policiais que apontaram que ele teria intermediado junto à Petrobras contratos de empresas de fachada, comandadas pelo doleiro Alberto Youssef, também preso e apontado como chefe do esquema.

Paulo Roberto Costa fez um acordo de delação premiada. Os depoimentos de Costa à PF têm ocorrido diariamente, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A PF não revela o conteúdo dos depoimentos.

Em troca de benefícios de redução da pena, Costa vai contar tudo que sabe sobre o esquema, no entanto, só será assegurado se o Ministério Público concluir que Costa prestou informações detalhadas informações sobre os crimes cometidos, conexões da quadrilha e personagens envolvidos, além da apresentação de provas das revelações que ele fizer. Ao final, o acordo de delação premiada terá de ser homologado pela Justiça.